segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Igor Antonio de Siqueira

A importância da palavra escrita no cotidiano.

Quando conheço uma pessoa analfabeta, fico a pensar o quanto deve custar a essa pessoa o fato de não ter aprendido a ler e escrever. Muitas vezes, na dependência dos outros, perde seu tempo na espera da informação verbal de terceiros por desconhecer a escrita.
Imagine não saber o nome de um produto, não saber ler as instruções, não poder ver como se aplica o produto que pretende consumir.
Em qualquer ambiente que transite, em casa, na rua, num shopping, toda a orientação é fornecida pelas palavras escritas em centenas de lugares, placas, objetos, e muitas vezes em outro idioma.
Se a pessoa analfabeta não decorar o desenho da marca, da placa, que é uma das poucas formas de identificação, se sente deslocada e desencorajada a comprar um produto, a sair de casa. E quase impossível arrumar um bom emprego.
As informações visuais pela escrita são tão importantes, que com o decorrer do tempo é automático, quando se é alfabetizado, a procura, pelo olhar, das informações básicas, como nome de ruas, nome de estabelecimentos, tabelas de preços, etc.
Além disso, a burocracia que hoje existe é tanta, que não ficamos um dia sequer sem ter um papel escrito (documento) que não entre na nossa casa pela caixa do correio.
O mundo gira em torno das informações. E elas são passadas universalmente através da fala e da escrita.

Um comentário:

  1. A V A L I A Ç Ã O

    TÍTULO: 1,5
    LINHAS: 1,5
    ORIGINALIDADE: 1,5
    EXPRESSÃO ESCRITA:1,5
    ORTOGRAFIA: 1,5
    COERÊNCIA: 1,5
    TOTAL: 9,0
    _
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado Por comentar!!!