terça-feira, 24 de julho de 2012

Cartilha do ENEM e Correção Redação ENEM-2012

                  

Clique aqui para obter a Cartilha de Redação do ENEM
______________________________________

 Redação no ENEM

Autor(a): Fernando Rebouças 
Data: 01/05/2009

Além da prova objetiva, o candidato, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é exigido a redigir um texto dissertativo-argumentativo relacionado a temas sociais, políticos, culturais e científicos.

  • A prova de redação avalia cinco competências:
  • Domínio da norma culta da língua escrita,
  • compreensão da proposta da redação,
  • interpretar e relacionar fatos,
  • demonstrar conhecimento na língua,
  • propor solução ao problema.


O candidato precisa demonstrar conhecimento mínimo de regras de escrita, incluindo pontuação, regência, crase, uso verbal e demais conhecimentos gramaticais.

Deve compreender o tema proposto pela redação e desenvolvê-lo através de diversos conceitos dentro do limite dissertativo-argumentativo, não é aceito escrever um texto no formato de um poema. É necessário ser claro e coerente na argumentaçãoe na opinião.

É necessário saber expressar dados e opiniões realmente confirmáveis na imprensa e na opinião pública, que sejam pertinentes sem parecer inventivos. Selecionar o melhor argumento para defender a sua opinião.

O argumento e a opinião que o candidato defende devem ser expostos de maneira lógica, como por exemplo, no método causa e consequência. Além disso é fundamental saber usar advérbios, locuções adverbiais e conjunções da maneira correta.

Na conclusão do texto é necessário reafirmar o assunto, mas sugerir uma solução para o problema proposto no tema. A solução deve ser resultante de uma relação lógica e coerente com os argumentos e dados expostos no desenvolvimento do texto.

  

http://www.infoescola.com/educacao/redacao-no-enem/
____________________________________________________________


10 comentários:

  1. Leme do Prado karina Estudar Por que?
    Estudar é importante para adquirirmos conhecimento e ter um futuro melhor.
    Com o conhecimento podemos ensinar pessoas que tem dificuldades, pessoas que não tem acesso a escola, e até mesmo nossos filhos. Ter um bom emprego, alcançar nossos objetivos profissinalmente, e fazer algo que gostamos tudo isso é resultado de bons estudos.

    ResponderExcluir
  2. ESCOLA ESTADUAL LEME DO PRADO
    NOMES:Edelaine e Joice kelly 2ano B

    ESTUDAR PRA QUE?

    Estudar porque é fundamental para garantir um futuro melhor e obter mais conhecimentos.
    O estudo nos proporciona tambem, a seguir na vida e ao mesmo tempo enfrentar situaçôes do nosso dia-a-dia.

    Além de ser, uma ajuda mais facil e eficaz para o mercado de trabalho.




    ResponderExcluir
  3. Escola Estadual "Leme do Prado"
    nome:Tainara Yanka
    série: 2º Ano
    Estudar pra que?
    Estudar é necessario para conseguirmos alcançar nossos objetivos profissionais e também para termos um bom futuro promissor.


    ResponderExcluir
  4. Leme do Prado
    Nome: GIan-Brian
    Série:2° ano "B"
    Tema: Estudar por que?

    Estudar porque se faz necessário pois nos trás conhecimento,com isso nos ajudará a ter um futuro melhor.
    Adquirir conhecimento é fundamental porque nos ajuda a ser uma pessoa melhor para que possamos ser um bom exemplo na sociedade. O conhecimento na vida pessoal é importante que

    ResponderExcluir
  5. Escola Estadual ''Leme do Prado''
    Nome:Leyzza Lara, Monize Silva e Ilca Suellen
    Tema:Estudar Por que?
    Serie: 2ano ''B''

    Estudar e uma necessidade, porque nos ajuda a crescer no futuro, como pessoa e profissional.
    Porque nos auxlia como pessoa a termos conhecimentos e um bom diálogo e sabermos como se comunicar seja na vida social ou na vida publica e com isso adquirimos sabedoria para as gerações futuras

    ResponderExcluir
  6. Escola: Leme do prado
    Nome: Matheus dos Santos, cleyson mercado
    Ano: 2° ano "B"
    Tema: Estudar por que?

    Estudar se faz necessário para um futuro melhor, e tendo um conhecimento para que mais para frente, possa exercer num bom emprego.
    Estudar pensando num futuro melhor, para termos uma vida digna, para que mais pra frente formos ser um bom pai de família


    ResponderExcluir
  7. LEME DO PRADO TEMA:ESTUDAR PORQUE?
    ALUNOS:WELLINGTON,SERGIO.
    ESTUDAR PORQUE?
    Estudar e bom porque enriquece nossos conhecimentos e ,podemos usar no futuro como cursa uma faculdade,em provas publicas entre outras.
    Estudar é uma forma de aprender o que não sabemos é atraves do estudo que nós buscamos o caminho do conhecimento de varias coisas que não sabemos .

    ResponderExcluir
  8. LEME DO PRADO
    FERNANDO E ANDERSON TEMA: ESTUDAR POR QUE?
    Estudar é necessário para conseguirmos um bom emprego e conseguentemente um conhecimento mais ampliado.
    Estudar é necessário,pois garante um fúturo promissor aconpanhado de um bom salário, um adequado ambiente de trabalho e conforto ao exercermos a função de tal forma que possa alterar para uma vida mais adequada aos padrões atuais , sentir-se realizado e feliz.
    juntamente com um bom emprego o conhecimento é outra garantia do estudo , logo o conhecimento traz sabedoria que e muito importante para uma vida digna e realizada.

    ResponderExcluir
  9. Escola Estadual Leme Do Prado.
    nome:Janaina /Lúcia 2 ano B



    Estudar Por Que?
    Estudar é necessario para adquirir-se mais conhecimento poque nos auxilia no futuro melhor, o estudo nos permite garantir nossos direitos perante a sociedade.
    -Estudar se torna necessário pois na atualidade onde tudo depende do estudo e da capacidade, onde quanto mais estudo melhor.Porque o que importa é o intelectual e nâo o trabalho manual, que cada vez se torna mais desvalorizado hoje em dia pela nossa sociedade , onde ser um trabalhador manual é questao de vergonha e nao um trabalho digno como os demais.
    -O estudo nos permite estar ciente dos acontecimentos e também nos auxilia e garante nossos direitos e deveres empostos pela sociedade em que vivemos.Pois o conhecimento adquirido pelo individuo nâo é perdido.

    ResponderExcluir
  10. leme do prado larissa estudar por que?
    Estudar é muito importante para adquirirmos varios conhecimentos e um futuro de vida melhor.
    O conhecimento e termos vantagens para o rumo do trabalho e talves que possamos passar esses conhecimntos a outras pessoas para que elas sigam seu rumo de vida e possam talves ter um bom conhecimento alcançar seus objetivos profissionais e ser um bom empreendedor quanto na vida pessoal quanto na vida familiar.
    Com o conhecimento que adquirirmos temos uma vida melhor ter seu proprio padrão de vida familiar e isso seria um resultado bom.

    ResponderExcluir

Obrigado Por comentar!!!